Há anos eu pesquisava sobre os encontros de costura que são tradição nos Estados Unidos. Gente! Perdi as contas de quantas horas naveguei pela internet babando nas fotos das aulas em hotéis, fazendas e resorts. Um sonho até então bem distante da minha realidade. Quando me mudei, ressuscitei a ideia e pensei comigo: agora vai! Só não achei que fosse acontecer tão rápido porque normalmente esses encontros são agendados e fechados com longos meses de antecedência!

Assim que fiz a inscrição (quase 3 meses antes do evento) fiquei empolgadíssima! De olho no calendário! Mas a medida que os dias foram passando comecei a ficar preocupada em como seria dividir uma casa com estranhas.

Mal sabia eu a belezura da casa que nos esperava e que as estranhas eram ladies muito animadas e divertidas! O retiro foi organizado pela The Finch Sewing Studio, loja/ateliê de costura e tricô que fica em Leesburg, na Virginia.

Chegamos na sexta-feira à tarde. Fomos recebidas ainda no carro pelas finchettes (como eles chamam as funcionárias e professoras da loja) com um coquetel pra já quebrar o gelo e entrar no clima relax.

A propriedade fica na área rural da Virginia. OMG! Um casarão antigo, restaurado e muito bem decorado. Cada quarto tinha uma cara. Todos eles de cair o queixo!

Hum! Camas macias e roupa de cama de primeira, afinal se tratava de um retiro e deveríamos descansar. Não é mesmo?

 

Depois de conhecer nossas acomodações e guardar as malas, nos reunimos na varanda. Papo vai, papo vem e conversamos sobre moldes, projetos, tecidos, lãs e tudo que está dentro do universo artesanal. Anoiteceu, tomamos uma sopa e fomos para a sala bater papo, bordar e tricotar. Fomos avisadas com antecedência que deveríamos levar algum trabalho manual. O grupo era pequeno: apenas 10 alunas.

Sábado chegou e todas nós madrugamos sem despertador. Amanheceu um dia ensolarado e a casa ficou cheia de energia boa. Café da manhã tomado, hora de costurar!!! A proposta era fazermos bolsas e aprendermos a trabalhar com couro. Cada uma podia escolher o molde que quisesse e as professoras estavam lá, prontas para tirar as nossas dúvidas e nos socorrer! Ao longo do dia ocorreram aulas curtinhas. Uma delas para entendermos como cortar, costurar e dar estrutura ao couro. Uau! Um show de novidades na minha vidinha costurística. Aprendi muito!

No fim da tarde de sábado, mais uma aula. Hum! Mas dessa vez nada de linhas, nem agulhas! A Nicole falou sobre diferentes tipos de vinhos.

Enquanto a degustação de vinhos acontecia caiu uma chuva daquelas! Encerramento perfeito para um dia que parecia mágico. Fechei os olhos e agradeci pela oportunidade de estar ali.

No domingo ainda teve mais costura e uma aula de yoga antes de voltarmos para casa. No fim, lá fui eu encarar a estrada de bolsa nova, recém costurada, reabastecida de inspiração, novos conhecimentos e criatividade para recomeçar minha trajetória na costura.

* Nos próximos posts mostrarei mais um pouco desse casarão dos sonhos e outros projetos. Tem um moletom quentinho e uma blusa romântica. Espero encontrar vocês aqui de novo.